quinta-feira, 10 de outubro de 2019

O Filho Daquela Que Mais Brilha ( Resenha )

Olá meus queridos leitores, hoje trago para vocês a resenha de um livro maravilhoso.

Livro: O Filho Daquela Que Mais Brilha
Autor: Jp Santsil
Editora: Chiado Books
Nº de págs.: 570
Ano: 2019

SINOPSE:

Aqui começa uma história de amor e luta, de esperança e liberdade, de profecias, espiritualidades e crenças messiânicas no período colonial português, espanhol e holandês no Brasil. Esta saga tem palco no Quilombo dos Palmares, (“Estado Livre” dos muitos povos africanos, ameríndios e criptojudeus perseguidos e escravizados) situado entre o atual estado do Pernambuco e Alagoas, onde era a Capitania Hereditária de Pernambuco e nos conta uma história mística de um Preto Velho GRIOT chamado Djeli, um descendente dos antigos contadores de histórias africanos e de N’zambi, um jovem da descendência real do Antigo Império Congo, que futuramente se tornaria um dos maiores heróis negros da história dos africanos escravizados, forçadamente trazidos para o Novo Mundo.

RESENHA:

Nesse livro maravilhoso vamos acompanhar e conhecer a saga dos Quilombos dos Palmares através dos personagens N' zambi e o ancião Djeli.

N' zambi ainda muito pequeno foi sequestrado pelos colonos portugueses e já era dado como morto, porém 9 anos depois ele retorna ao quilombo e já tinha aprendido a ler , escrever , mas algo lhe faltava e ele procurava , almejava a sua essência, foi onde conheceu Djeli.

Djeli era um ancião, um contador de histórias africano de grande sabedoria e respeitado por todos.
Ele foi o responsável de preparar o jovem príncipe N' zambi que seria o grande líder a lutar pela liberdade do seu povo escravizado.

" Os nossos sentimentos podem ser os nossos melhores amigos, ou os nossos piores inimigos."

Através de suas sábias palavras, muitas das vezes vindo também em forma de parábolas e lendas o velho Djeli vai aos poucos fazendo com que o jovem príncipe venha encontrar sua própria essência.


" Governe a si próprio sendo o condutor dos seus pensamentos, pois os pensamentos são como carros guiados por touros agitados e ferozes, se você não os conduzir, eles te levarão por caminhos desconhecidos e sombrios, tortuosos e esburacados."

Uma das partes que mais gostei no livro foi o romance de N' zambi com Dandara.
Os dois vivem uma linda aventura na floresta onde Dandara mostra ao jovem diversos tipos de ervas e também lhes apresenta seres espirituais da floresta como o Kuru'pira, personagem importante do nosso folclore brasileiro.
E nesse romance os dois se casam e tem filhos, mas aí já outra parte dessa longa história.

" Livre-se da culpa e do julgamento repentino meu jovem, e você se livrará também do medo. "

O que percebe-se nesse livro é o intenso trabalho de pesquisa do autor onde ele através de fatos reais e fictícios trás para o leitor a história do Brasil Colônia contada de uma forma onde somos capazes de entender o que não entendemos na época da escola.


Na época em que eu lecionava , tinha a disciplina História da África , que adorava preparar os conteúdos e aí vai uma dica para você professor que quiser enriquecer sua aula: esse livro é fantástico.
Seus alunos vão aprender o conteúdo de uma forma mais prazerosa através dessa leitura. Super indico!

Um livro que fala da luta de um povo, de seus costumes, suas crenças, do amor , e também das traições daqueles que se diziam amigos.
Uma leitura que te levará a conhecer o verdadeiro Quilombo dos Palmares e toda a história não contada nos livros de escola.

Sou natural de Alagoas, e lá estudamos muito sobre esse tema, mas nunca tive a oportunidade de visitar o Quilombo, já até fui à União dos Palmares que fica perto, mas ainda não conheci o Quilombo. Lá as escolas fazem muitas excursões no local que é aberto também para visitação.






Espero que tenham gostado e deixo vocês com o book trailler do livro:


Se você  desejar conhecer mais sobre o autor e o livro vou deixar aqui alguns links:



8 comentários:

  1. Este livro parece bem interessante :))

    Hoje, em edição especial:- :- Metáforas de amor (Poetizando e Encantando)

    Bjos
    Votos de uma óptima Quinta-Feira.

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Enquanto o que mais lhe chamou a atenção foi o romance, eu fiquei mais curiosa a respeito da época em que a história se passa.
    Eu amo livros que nos trazem um ensinamento a mais de certas épocas, tenho certeza que esse me agradaria bastante!

    www.pactoliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Gostei bastante de conhecer esse enredo incrível do livro! O que mais me chamou atenção, foi a narrativa trazer um ancião, que é um contador de histórias africano de grande sabedoria e respeitado pelo povo. E que fica responsável de preparar o jovem príncipe N' zambi, para ser o grande líder que vai lutat pela liberdade do seu povo escravizado. Ótima indicação! Essa história me deixou intrigada e interessada.

    ResponderExcluir
  4. Adorei o fato de o livro explorar lendas do folclore brasileiro. Temos muita riqueza cultural e essas coisas deveriam ser mais valorizadas :3


    🌗 Relatos de um Garoto de Outro Planeta

    ResponderExcluir
  5. Amei a indicação! Não conhecia, mas me empolguei justamente por retratar uma história de luta, força, perseverança, e que, com base em dados históricos, nos revela a luta de um povo por liberdade, respeito, direitos a serem tratados, primeiramente, como seres humanos! Adorei! Obrigada! Bjs

    ResponderExcluir
  6. Nunca tive a oportunidade de ler um livro com tamanha riqueza cultural , uma história que parece ser forte e nos ensinar muito sobre como os problemas dos Quilombos e dos negros foram e são enfrentados até hoje.
    Também ainda não tive a oportunidade de conhecer um Quilombo, mas tenho certeza que deve ser uma oportunidade impar.

    ResponderExcluir
  7. Esse livro parece ser bem incrível e com uma narrativa rápida!
    Amei qualquer hora se eu ver em alguma livraria eu compro

    ResponderExcluir
  8. Uau!
    Não conhecia a obra, mas o enredo me chamou bastante atenção. Parece ser o tipo de livro que gosto de ler..
    Com certeza é uma história que trás bastante conhecimentos.
    Vou anotar sua dica, amei conhecer sua opinião. Beijos

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, é sempre bom ter você aqui!
Obrigada, volte sempre!