sexta-feira, 7 de junho de 2019

A Segunda Aurora ( Resenha )

Boa noite leitores.

Hoje venho com a resenha de um livro que até o momento tem sido o melhor nacional de 2019 que li.
Nunca fui fã de ficção científica ( mas sempre fui apreciadora das estrelas) e esse livro mudou radicalmente minha visão a respeito do gênero.

Então espero que vocês estejam preparados para embarcar comigo na mãe nave e  juntos viajar  nessa ficção científica pra lá de especial.

Livro: A Segunda Aurora
Autor: Juliano Righetto
Editora: Chiado Books
Ano: 2019
Nº de págs.: 632


SINOPSE:

Numa misteriosa vila encravada no planalto central brasileiro, um povo sofrido luta bravamente para sobreviver aos desafios da natureza.
É lá que Deati, a contadora de histórias local, irá se deparar com uma figura intrigante, um ser que emite luz pelos olhos e que talvez não seja exatamente o que parece ser...
O amor que nascerá deste encontro será a chave para que a doença que vem matando as crianças nascidas naquela vila seja curada. E a epopeica busca desta cura nos levará por uma viagem pelo Brasil, em uma época bem, bem diferente da que estamos acostumados.
“A Segunda Aurora” é uma jornada em busca do melhor que o homem tem, uma ode às conquistas da humanidade, e uma maneira de você, leitor, questionar sua própria perspectiva da realidade...
Boa leitura!

RESENHA:

O livro traz uma das personagens principais encantadora, Tine , a garota de 13 anos que vive numa vila no planalto central brasileiro e tem sua vida completamente mudada quando encontra o primeiro tripulante da Nave Aurora. Heitor é o primeiro astronauta que teria saído da nave, para observar os habitantes daquela pequena vila  sobrevivente da Grande Escuridão. O elenco de personagens que o rodeiam são muito engraçados, porque mesmo nas situações mais sérias da trama, proporcionam para nós leitores momentos de pura diversão.


Com a descoberta  de Tine, a garota falante ( que nos remete uma mistura de Anne Green Gables, Pollyanna e Emília juntas ) , é logico que, logo todo o povoado ficaria sabendo do grupo dos 5 tripulantes, porque ela não conseguiria guardar segredos. Foi uma grande surpresa para aquele povo de estatura pequena verem aqueles homens tão grandes e diferentes, o que causou alvoroço e medo na grande maioria, pois pensavam serem deuses, mas não foi a mesma coisa que aconteceu com Daeti, a historiadora da cidade, que logo se apaixonou por Heitor e o mesmo por ela.

Não seria nada fácil para Heitor ficar com Deati, pois Lemaro, o grande e melhor caçador da cidade também lutava para conseguir ficar com a moça. Contudo é na construção da  pequena cidade que reside a maior qualidade da obra, pois a ambientação e seus meios de sustentação e sobrevivência foram muito bem pensados e elaborados pelo autor, onde a narrativa fascina tanto que dá vontade até de passear por lá.


Heitor, Charlie, Yuankai,  Rushid  e Caroline precisariam se adaptar ao lugar e a cultura daquele povoado se quisessem sobreviver e não seria nada fácil, pois aquele povo viviam como no tempo do homem das cavernas e os tripulantes já estavam numa era mais avançada . Com isso , um dos desafios da equipe seria de forma sensata construir objetos usados na era atual como por exemplo: tesouras, panelas etc., coisas que para aqueles humildes habitantes mais pareciam mágicas.

Outro objetivo do grupo, ou missão digamos assim, seria acabar com a misteriosamente morte das crianças, pois Caroline já tinha deduzido que a causa era por falta de vitamina C não existente no local, com isso teriam que partir em buscas de sementes numa viagem que duraria meses e teriam que levar alguém da cidade, então partiram juntos numa arriscada e divertida aventura Heitor, Deati, Rushid e Lemaro.

A partir daí começa uma aventura cheia de perigos, romance, descobertas de novos povos sobreviventes da Grande Escuridão, o leitor vai passear pelas principais cidades do Planalto Central Brasileiro até chegar em São Paulo, mas num tempo bem diferente do nosso, tudo isso o autor conseguiu encaixar na trama deixando-a ainda mais envolvente.


Além dos personagens que citei , a obra carrega também outros personagens todos bem construídos na trama como Ário, o garoto apaixonado por Tine, João Pedro, o líder da Cidade , Rubiza a garota rival de Tine e  Veizar, a médica do povoado, que é a vilã que luta com todas as forças para impedir o avanço da protagonista.

A narrativa casou bem com a juventude dos personagens, onde a amizade, companheirismo e lealdade entre eles foi algo forte e lindo no livro.
O autor soube muito bem dosar conhecimentos e teorias  científicas com uma linguagem super fácil e recheadas de bom humor, onde consegue extrair do leitor boas gargalhadas. Juliano tem o dom de conquistar a atenção de um bom leitor fazendo com que 600 páginas terminem como num passe de mágica e você ainda fique desejando mais 600 kkk ( e olhe que eu também não curtia livros com muitas páginas).

E dando um salto agora para o desfecho, ele não poderia ter sido melhor, um final onde o autor respeitou as diferenças e crenças  dos personagens, e encerrou da melhor maneira possível, ah e claro, com uma surpresa inesperada!


Com o objetivo de fazer o leitor  parar para pensar o quanto a realidade é uma questão de perspectiva, Juliano Righetto entrega perfeitamente o que promete na sinopse e orelha do livro e consegue o belo feito de superar em qualidade e criatividade o seu livro de estreia, que por sinal será adaptado para as telinhas e eu mal vejo a hora de isso aconteceeeer! Uhuuu!

Confesso que essa é uma das resenhas mais difíceis que já escrevi por nunca ter lido nada de ficção científica ( porque antes desse livro eu odiava ) e sim , o autor  também conseguiu mudar a minha perspectiva em relação ao gênero.

Por Leandra Salvadora! Leiam, leiam e leiam esse livro! Vale a pena entrar nessa nave e fazer essa viagem , se entregar ao prazer da imaginação, se encantar com o Estrelário, desbravar mundos com os personagens e viver as aventuras mais alucinantes do seu mundo literário.
Acredito que num futuro muito próximo ele estará nas telonas de sucesso! O livro já é o meu favorito do ano!


Onde comprar: Livraria da ChiadoLivraria da TravessaMercado Livre .

Bjus, bom final de semana e até uma próxima aventura! Tentei fazer uma resenha menor, mais quando o livro é maravilhoso, ops, não dá ! E ainda dava pra falar mais!

38 comentários:

  1. eu gosto bastante de ficção cientifica, mas estranhamente mais vejo filme do q leio livros do tema. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  2. Oiie.
    Adorei as fotos e a resenha. Sou apaixonada por livros que nos fazem viajar pelo universo. Sua resenha me deixou muito encantada pela obra. Beijos.
    Ps: as fotos ficaram lindas.
    Beijos.
    Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado Jessica, essa obra é encantadora mesmo, bjus.

      Excluir
  3. Gostei bastante:))

    Peço desculpa pelo atraso mas estive uns dias de folga ;))

    Hoje:-Deambulando pela natureza, sem chão

    Bjos
    Votos de uma óptima Segunda - Feira.

    ResponderExcluir
  4. Adoro ficção científica, e esse livro parece ser muito bom :).
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderExcluir
  5. A capa do livro é linda, e o nome também!
    Gostei de você sempre trazer bastante livros nacionais e esse é mais um belo exemplo de como nossa literatura é encantadora e bem diversa, parabéns pela resenha!

    Isa do @leportraitdeisa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, com certeza temos excelentes autores e editoras na nossa literatura nacional. Muito obrigada, bjus.

      Excluir
  6. Oieee!!!!!
    Esse com certeza é um livro que vai para minha lista de desejados, estou garimpando todos os autores nacionais que tenho lido que são ótimos para começar a conhecer. E você, com sua resenha conseguiu me cativar para esse livro. Estou super curiosa agora, quero muito ler... amei a resenha. Parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Primeiramente, que capa mais linda!
    E segundo, como é que não ouvi falar desse livro antes? Parece maravilhoso! Faz tempo que não consigo ler ficção científica, mas vou marcar a dica aqui, porque parece ser do tipo de livro que merece ser lido.
    Parabéns pela resenha!
    Bjo
    ~ Danii

    ResponderExcluir
  8. Ja anotando na minha lista de desejados. Curto muito livros de ficção científica, é muito bom ver um autor nacional arrasando no gênero. Quando a escrita é envolvente 600 pagipág passam que nem percebemos. Não conhecia a obra, obrigada pela dica.

    ResponderExcluir
  9. Oiii!
    Adorei seu post! Acho que li sua resenha no Instagram também (ou estou louca kk). Gostei muito da premissa do livro! Acho ficção científica um gênero bem interessante, apesar de não ler tanto, confesso. Esse já coloquei na lista e espero ler em breve!

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Postei no instagram também kkk, com certeza você leu, bjus .

      Excluir
  10. Uau, que fotos lindas! Parabéns! Ainda lembro o primeiro livro de sci-fi que li, e meio que foi amor ao primeiro livro. Desde então ele se tornou um dos meus gêneros favoritos, então me senti contagiada pela sua empolgação. Eu nunca li nenhuma ficção científica nacional (shame), então apreciei bastante a recomendação, além de ter adorado a sua resenha! Espero conseguir conhecer essa história em breve. Obrigada pela dica, bjs. <3

    http://abducaoliteraria.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado de tudo.
      Conheça sim, tenho certeza que irá adorar, bjus.

      Excluir
  11. Olá Joyyyyyyyyyyyy
    Nossa eu simplesmente quero esse livro!
    Sou fã de sci-fi, mas nenhum que eu tenha lido merece um post completo, incrível e perfeito como o seu.
    Torcendo desde já por Heitor e Deati.
    E querendo conhecer a Tine.
    As fotos estão maravilindaaas demais.
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigadaaa Lulyyy sua linda.
      Conheça sim, tu vai amar esses dois guria. Bjus.

      Excluir
  12. Nunca li ficção científica, acredita? Adorei sua indicação, pois é um gênero que pretendo desbravar ainda este ano. Resenha impecável <3 (http://livrosdagabi.com)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, acredito pois também nunca tinha lido nada, muito obrigada.
      bjus.

      Excluir
  13. Que livro diferente !achei a premissa muito interessante, e adorei que a ambientação dele é no Planalto Central brasileiro ! Uma ótima dica de sci-fi nacional

    ResponderExcluir
  14. Ótima resenha! Achei muito interessante essa história e a personagem vir de um cenário bem brasileiro. Gostei muito do fato de todos os personagens serem bem construídos na trama. Ficção científica é um gênero que gosto bastante de ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que tu gostas do gênero, com certeza irá gostar do livro.
      Bjim.

      Excluir
  15. Amo ficção científica, então já me interessei pelo livro. E o mais legal foi saber que irá para as telinhas!! Vou procurar por essa história, com certeza!
    Obrigada pela dica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simmm menina, eu não vejo a hora de ir para as telinhas, bjus.

      Excluir
  16. A proposta do livro é diferente, não sou fã de ficção científica também, mas parece ser uma história interessante. Quem sabe futuramente.

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo bem? Que resenha mais gostosa de ler. Acho incrível leituras que trazem uma ambientação assim tão diferente. Já fiquei imaginando as aventuras e desafios vividos pela protagonista. Gosto muito das lançamentos da Chiado eles sempre trazem livros que nos surpreendem. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  18. Oiiii! Que blog lindo! Sabe, eu confesso que também não sou muito fã de ficção científica, mas aí mesmo tempo, me coloco sempre aberta a todas as possibilidades literárias para eu tirar minhas conclusões de fato sobre o que leio. Seu trabalho foi realizado com sucesso, te digo! Parabéns!!! Bjs

    ResponderExcluir
  19. bom, primeiramente essa capa me deixou encantada. segundamente eu adorei a premissa e adorei que é nacional.
    eu vivo em busca de bons nacionais e agora to louca por esse, que por sinal nao conhecia ainda
    obrigada pela inicação, amei

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, é sempre bom ter você aqui!
Obrigada, volte sempre!