sexta-feira, 18 de agosto de 2017

O Protesto Das Bruxas ( Resenha)

Boa tardeee pessoinhas lindas, o livro de hoje é Infanto Juvenil. Mas calma, tem bruxinhas na capa mas não é um livro de terror tá, é um livro muito educativo onde vocês irão dar boas risadas.
É o último livro que faltava resenhar da autora  Maria Elaine Cambraia. 

Livro: O Protesto das Bruxas
Autora: Maria Elaine Cambraia
Editora: Editora Elementar
Ilustrador: Mateus Rios

SINOPSE:
As bruxas da Floresta Perdida no Norte se reuniram para protestar. Mas o que será que uma bruxa tem para reivindicar? Nesta divertida história a comunidade das bruxas reclama do preço dos ingredientes dos feitiços, dos maltrapilhos fora de moda que elas usam, do valor do litro da gasobruxa, etc. Mas, cuidado! Existem bruxas boas e bruxas más neste livro. Só voando, quero dizer, só lendo para descobrir.

RESENHA:
Nessa linda história as bruxas se reúnem na casa velha e mal assombrada da Floresta Perdida do Norte.  Elas estão indignadas , pois a tecnologia tem tomado conta de tudo e ainda por cima as coisas estão muito caras , a inflação tá lá em cima.
Contudo, não se fazem mais bruxas como antigamente, pois tudo vem muito fácil hoje com o tal do Broogle ( é o google das bruxas rs ) , por exemplo: para se fazer um feitiço basta acessar Broogle que o feitiço já está lá prontinho, não sendo necessário mais recorrer à anciã da aldeia.

Então na reunião, cada uma  foi à frente e no microfone expuseram sua reclamação.
A primeira  foi a bruxinha Socialuxa, que reclamou da desvalorização do dinheiro, ( o bruxereal ) .

A segunda foi a Ecolália que reclamou do desmatamento da floresta, pois até os morcegos estavam sendo extintos,  rs .

Já a terceira bruxa, a Liluxa, sua reclamação foi sobre o aumento da gasobruxa, a gasolina que as bruxas usavam nas vassouras.

A quarta bruxinha , a Firula, reclamou da inflação, do aumento dos ingredientes das poções e tudo o mais.

E por último a bruxa Caramela, que reclamou sobre o preço do pedágio. Estava ficando muito caro para voar de vassoura de uma floresta para outra.

E quer saber como essa reunião acabou ??? Será que as reivindicações foram atendidas? Comprem o livro e não irão se arrepender Ha, ha , ha , ha, ha , risada malévola de bruxa.


Gente, esse livro é simplesmente demais, é indicado para todos,  principalmente para pedagogos, pois é muito educativo, temas atuais como tecnologia, desmatamento, pluralidade cultural e ética são criativamente abordados nesse livro, sinceramente eu amei , ele é perfeito.

Como todos os livros da autora Maria Elaine, esse também tem um toque de humor na narrativa, fazendo com que a história além de divertida, seja leve e descontraída.

A diagramação etá perfeita, a contra capa está linda, cheia de detalhes bruxecos ( esse nome eu inventei tá rs ) dando um aspecto lindo ao visual.



As ilustrações estão um arraso, feitas pelo ilustrador Mateus Rios, que fez uma mistura  de bruxas do mundo todo, desde feiticeiras Wica até baba yaga russa e que por sinal ficou um resultado muito bom no livro.

Eu sou apaixonada pelas dedicatórias da Eliane , pois além de carinhosa, ela é criativa como em tudo o que faz.



Parabéns Elaine, pelo trabalho lindo que você faz, levando para as crianças algo construtivo para um futuro melhor, já virei sua fã, afinal ,as crianças são a nossa esperança para um mundo melhor e incentiva-las a leitura é o nosso papel como pais e educadores.

Veja como podemos trabalhar esse livro em sala de aula ( exemplos dados por mim ) :

Em Ciências Naturais pode ser trabalhado o desmatamento,a extinção, os insetos ( vertebrados, invertebrados) etc:.
Em Geografia atualidades, pedágio , pluralidade cultural, ética.
Em Artes : ilustrações, pinturas, artes manuais.
Em Português, substantivos simples e comum, criação de dicionários, etc.:
E em Matemática  pode ser trabalhado diversas atividades como inflação, podendo levar os alunos a visitarem supermercados próximo da escola  para fazerem comparações de preços  entre um e outro; e também resoluções de probleminhas que vem semi prontos em alguns trechos do livro , vejam um exemplo:
" Até o mês passado, o pedágio custava B$ 1,60. Agora, custa B$ 1,85. Pra mim, que preciso ir de uma floresta a outra 4 vezes ao dia, quanto pago de pedágio por dia? E ao final de um mês , quanto será?"

Enfim, o livro é bem rico onde nos possibilita diversas maneiras de trabalha-lo em sala de aula.
Super recomendo!!

Agora vejam outra sugestões de atividades dadas  pela Editora Elementar:

1. Pedir que os alunos pesquisem receitas de culinária. A partir das medidas descritas nas receitas do livro, elaborar uma receita coletiva a partir do livro. Por exemplo: receita de um feitiço para fazer criança gostar de tomar banho ou cortar as unhas. Fazer uma relação com a necessidade de higiene e cuidados com o corpo;

2. Em pequenos grupos, fazer um levantamento das reivindicações de cada bruxa presente na reunião e a partir do mesmo tema protestado por elas ou outro sugerido pela turma criar diferentes situações-problemas envolvendo as operações matemáticas;

3. Propor a confecção de uma ?caixinha de problemas?. Dentro dela estarão descritas várias situações-problemas de matemática, português e ciências, que precisarão ser resolvidas até uma determinada data, estipulada pelo professor. As soluções dos problemas deverão ser colocadas em outra caixa denominada ?caixinha de soluções?. O professor poderá escolher outras disciplinas para as situações-problemas.


Se gostou do livro e quer adquiri-lo para seu filho ou para a sua sala de aula e até mesmo adotá-lo como paradidático em sua escola, veja onde pode comprá-lo:

AMERICANAS       SUBMARINO       SHOPTIME   MARTINS FONTES   EDUCAR LIVROS   EDITORA ELEMENTAR      INSTAGRAM DA AUTORA

Se perdeu as outras resenhas dos livrinhos da autora e caso queira conhecê-los, vou deixar os links aqui, é só clicar:
Brincando de Bicho , A Corujinha Curiosa , Mania de Rima.

SOBRE A AUTORA:
Maria Elaine Cambraia é psicóloga, escritora e palestrante. Fez várias especializações na área de desenvolvimento infantil, trabalhou por muitos anos na área educacional, ministrou cursos e formações continuadas para professores, criou o grupo “Pais Nota 10” e ministrou palestras em vários congressos pelo Brasil. É autora dos livros Mania de rima, A corujinha curiosa e Brincando de bicho pela Franco Editora e O protesto das bruxas  pela Editora Elementar.

INSTAGRAM DA AUTORA




Espero que tenham gostado, deixo uma poção bem doce de marshmallows para vocês e como diz a autora : abraços enfeitiçados e até a próxima resenha, bom fim de semana.


15 comentários:

  1. Nossa amei sua resenha de verdade, achei ela fantástica e super completa. Arrasou!!!! O que falar sobre esse livro? hahah, fiquei muito curiosa e achei incrível os temas abordados, muito atuais e excelente para trabalhar em sala de aula como você disse. Achei as ilustrações lindas também. Parabéns pela resenha maravilhosa, as fotos estão incríveis, quero marshmallows.

    Beijos, Ge.

    blog:
    http://naturezaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Gessica sua linda, fico feliz que tenha gostado do livro e da resenha, bjocas.

      Excluir
  2. nossa, esses livros eram os meus preferidos na infância de adolescência, embora na época eram poucos .mas são fascinantes para mim ainda, pois tem um quê de mistério e diversão.
    um grande abraço e obrigada pela dica.
    :o)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim minha flor, que bom que gostou, bjus,
      ainda são meus preferidos rs.

      Excluir
  3. Ahhh, que arraso de resenha, adorei esse livro, os temas falado e como ele pode ser trabalhado em sala de aula. Broogle KKK foi demais, parece ser uma história bem humorada mesmo, adoro isso. É o que dizer dessas fotos hein?! Simplesmente lindas. Ah, eu vou levar sim, os marshmallows. Bjus e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também gostei demais do broogle kkk.
      Não sei se a bruxinha vai deixar você levar os marshmallows Fê kkk, bjocas.

      Excluir
  4. Olá! Tudo bem parceira??
    Que livro maravilhoso!! Fiquei com uma vontade imensa de ler!! Parece ser muito divertido!! Amei a resenha e as fotos arrasadoras!!
    Beijocas 😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Lu, muitoooo mesmo e interativo, bjocas e fica com Deus.

      Excluir
  5. Olá Joooooooooo
    Guria eu sou apaixonada por histórias de bruxinhas e essa parece ser divertida, lúdica e envolvente.
    Elas são danadinhas heim 😁😁 cada uma reivindicando um direito bruxal ou seria bruxeco rsrs
    Essa diagramação está mesmo maravilinda.
    Aaahhhhh eu vou voar para as páginas desse livro para saber quem é boazinha e dar um peteleco nas malvadas
    Acho tão fofurosas, fofis essas dicas pedagógicas!!!!
    Minha reivindicação é ... esses marshmallows coloridos!!
    Excelente fds pra vc
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá tudo bom? (:
    Não conhecia esse livro, mas adorei a premissa! Gosto de fantasia e essa parece ser bem divertida e diferente rs Parabéns pela resenha!!!
    Beijos, Yasmim.

    Blog: https://literarte.blog.br/

    ResponderExcluir
  7. Joyce querida
    Completamente rendida por esse livro amiga. A história é fantástica corm fatos do cotidiano que afetam nossa vidas e a das bruxinhas também
    A capa super charmosa já convida à leitura
    E a foto que você fez... uauuuuuuuu!!!!!!! Maravilhosa!!!!
    Vou voar nas páginas desse livro amiga
    Beijos e uma semana abençoada

    ResponderExcluir
  8. Oieeeee Joyyyyyyyyce
    Voltei!
    Ó eu comentei também nos posts anteriores, confere lá se não foi parar no spam :)
    Excelente semana pra ti e todos aí
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi, Joyce!

    Fico feliz em saber que você gosta! ;)

    Adorei o "Broogle"! hahaha! Vou indicar o livro pra minha mãe, que é professora!

    Ótima terça!

    Beijo! ^^

    ResponderExcluir
  10. Nossa que legal 😍😍😍😍😍 amei a sua resenha e com ela veio uma vontade de conhecer esse livro.

    O que achei mais legal foi o Google das bruxinhas kkkk e esses livros não tem idade e todos deveriam ler livros assim, pois é um aprendizado que sempre levaremos em nossa vida não importa a idade, conhecimento é sempre bem vindo e ainda mais livros assim, com eles podemos ensinar os nossos filhos, sobrinhos e etc...

    Realmente amei.

    Um beijo 😘

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário.
Obrigada, volte sempre!