quinta-feira, 30 de março de 2017

VALE DO AVENTUREIRO- O MENINO SUMIDO E A ONÇA FEROZ / RESENHA

Boa tarde leitores.
Hoje trago para vocês um livro com gostinho de infância, livro esse que me fez lembrar lá do sítio da minha vó onde eu ia passar minhas férias , junto com os primos e aquela bicharada toda.

Livro: Vale do Aventureiro - O Menino Sumido e a Onça Feroz
Autora: Lígia Dantas
Nº de Págs .: 138
Editora: Funalfa

SINOPSE: Quatro garotos precisam desvendar o mistério de um menino sumido há seis anos na fazenda Vale do Aventureiro, enquanto vivem uma eletrizante e perigosa aventura com a proteção do corajoso cão Fritz e a presença ameaçadora de uma onça feroz.

O livro conta a história de 2 irmãos que como de costume, foram passar as férias na fazenda da família  no interior de Minas Gerais.
Manuela, também chamada de Manu tinha doze anos e seu  irmão Bruno era mais novo , tinha onze anos.
A aventura começa bem antes de eles chegarem na fazenda, onde um temporal repentino fez com que o carro quase atolasse no caminho e após isso , um touro holandês muito valente chamado Cris, quase lança o carro dentro do rio.

Bom, chegando na fazenda , eles logo encontraram seus amigos Chico e Rosinha ( mas não era o Chico Bento e a Rosinha não viu, rs ) que eram os filhos dos empregados da fazenda , o Chicão e a Rose.
Rose era uma mulher bruta e surrada pela vida sofrida, portanto não sabia como educar de maneira correta os seus filhos.

Rosinha era uma garota frágil, calada e medrosa. Era assim pelo fato de seu irmão bater demais nela, o que fazia com que cada vez mais a garota se isolasse dele. Chico ou Francisco como era o seu nome, se vingava na irmã toda vez que seu pai lhe batia, descarregando na menina toda brutalidade que recebia do mesmo.


Manu e Rosinha eram amigas inseparáveis, daquelas de contar os mais íntimos segredos, como também Bruno e Chico.
Os quatro amigos não se desgrudavam e as aventuras que viveram nessas últimas férias só serviram para torná-los mais companheiros ainda.

Certo dia, Chico resolve desaparecer com medo de levar uma surra do pai, por ele ter aprontado uma grande travessura e Bruno resolve ir procurar o amigo junto  com o  Fritz , que era o grande cão de guarda da família , um fila brasileiro.

Nesse encontro , Chico resolve falar sobre um caso que ainda o perturba muito e que aconteceu há seis anos atrás na fazenda, sobre um garoto e uma onça que sumiu e ainda é mistério para muitos nos arredores da fazenda.

Os dois fazem um trato e juntos os quatro amigos embarcam nessa aventura com muita coragem, tentado desvendar esse caso, interrogando e fazendo anotações num caderninho como se fossem verdadeiros detetives mirins.
Não vou falar mais , senão acabo contando o livro todo rs, rs .

A história é repleta de perigos ,  mistérios e reviravoltas, os pequenos segredos que precisam serem desvendados, fazem a leitura ficar mais interessante.
E nós leitores ficamos ansiosos querendo saber afinal, o que aconteceu com o menino e com a onça naquela mata nomeada como floresta do perigo.


" Aconteceu um negócio esquisito de noite lá no casarão! _ respondeu Bruno ainda muito ofegante. Escutei muito barulho estranho, assustador mesmo ,que vinha lá do porão!"

 A diagramação do livro é muito boa, a capa é fosca e brilhante ao mesmo tempo, pois esse detalhe da cara da onça é bem brilhoso dando um diferencial no fosco.

A escrita da Lígia é bem leve e cuidadosa em certas cenas, como no caso da caçada à onça ,  onde é ressaltado que é ilegal a caça aos animais e que não se deve matar e sim levar para o IBAMA, o que eu achei bem positivo no livro.

É um livro que com toda a certeza serve como paradidático pois aborda a questão da preservação da natureza, o combate à extinção de animais, os valores éticos e morais como o perdão, a amizade, a coragem, o companheirismo tanto da família quanto dos amigos, a obediência, falar sempre a verdade e etc.

O livro já foi adotado como paradidático em algumas escolas de Juiz de Fora em várias séries , podendo ser trabalhado em várias disciplinas , como mostra as fotos abaixo:




QUER LEVAR O VALE DO AVENTUREIRO - O MENINO SUMIDO E A ONÇA FEROZ PARA SUA SALA DE AULA OU PARA SUA ESCOLA?
ENTÃO ENVIE UM EMAIL PARA  ligialoni@yahoo.com.br
OU FALE COM A AUTORA NA PÁGINA DO LIVRO AQUI, A LÍGIA É UMA FOFA, UM AMOR DE PESSOA, TENHO CERTEZA QUE IRÁ TE ATENDER SUPER BEM, APROVEITE E CURTA A PÁGINA  E CONHEÇA MAIS DA AUTORA E SUA OBRA.


Ler esse livro para mim, foi reviver um pouco a minha infância, foi voltar ao tempo e permitir me aventurar nas trilhas daquele sítio, e bateu uma saudade danada daquela época tão boa,  pura e  inocente, diferente dos tempos de hoje.

Super indico esse livro, é uma leitura ótima e bem agradável ,bom para ser lida agora no outono ou em qualquer época do ano, em um fim de tarde chuvoso, com um cafezin e um paozin de queijo, aow trem bão.
Obrigada pela oportunidade Lígia, guardarei com muito carinho e se um dia eu voltar para sala de aula, é logico que vai ser o primeiro a ser usado.

SOBRE A AUTORA:

LÍGIA DANTAS LOPES
É juizforana e atualmente mora em Governador Valadares (MG). Desde a adolescência cultiva a paixão pela leitura e escrita. 
Em 2007 se formou em psicologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Em seguida, iniciou a formação em psicanálise, que fornece subsídios a seus escritos. 
A primeira publicação foi o conto juvenil: "Amora", pela Academia Granberyense de Letras, Artes e Ciências em 2006. 
Em 2010 foi premiada com publicação do conto: "Julinha no Sítio Encantado", pelo Prêmio SESC de Contos Infantis Monteiro Lobato, edição 2010.
E em 2013 a publicação, através da Lei Murilo Mendes da Prefeitura Municipal de Juiz de Fora, do livro infanto juvenil: "O Vale do Aventureiro - O menino sumido e a onça feroz".
A partir daí foi convidada a participar da Ciranda Literária de Macaé em 2014. O livro "Vale do Aventureiro" foi adotado pelo Colégio Equipe de Juiz de Fora em 2015. E participou de eventos para incentivo à leitura no colégio do SESI de São João Nepomuceno.
Em dezembro de 2016 foram duas publicações: 
- conto: "Cortes na alma" na coletânea: "Escritor Profissional" - Volume 3, da Editora Oito e meio. 
- Livro:" Olhos da Deusa". Na plataforma digital Amazon .. Voltado para o público jovem adulto de fantasia e romance. 
A escritora já está trabalhando no segundo volume de: "Olhos da Deusa".





Bjos e até a próxima resenha.

23 comentários:

  1. Que lindeza de resenha! É uma alegria enorme saber que você gostou e recomenda o livro. Foi uma delicia escrevê-lo, lembrar da minha infância e dos causos da fazenda. É melhor ainda o retorno sobre a história, os olhinhos empolgados das crianças e a diversão dos adultos. Muito obrigada pelo carinho e pelo belo trabalho. Você brilhou!
    Eu tenho uma proposta de plano pedagógico para o livro! Vou postá-la na página do face. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que fico feliz que você gostou da resenha, é tão bom quando o autor vem aqui dá um feedback seja ele positivo ou negativo e mais uma vez parabéns pelo livro, eu amei. Bjus no coração.Ah e estou curiosa pra ver a proposta.

      Excluir
  2. Amei a resenha, com riquezas de detalhes, que me deu muita vontade de ler. Parece um livro carregado de emoções, aventura e uma carga dramática também pelo fato da menina Rosinha.
    Fiquei super curiosa para saber o que acontece. Vai para minha lista de desejos.

    Beijos
    Ariane
    Blog LivrosdaNane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Nane, anote sim flor, é um livro ótimo, bjocas.

      Excluir
  3. O livro é muito encantador, é uma história repleta de emoções, aventuras e mistérios, muito linda a escrita da Lígia Dantas, é um excelente livro para as crianças, concordo com você é uma boa leitura pra se ler em um fim de tarde com um bom cafezinho, gostei muito da resenha, bjs.
    http://www.lucimarmoreira.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada Lu, que bom que gostou da resenha, mistérios é tudo de bom né, bjus.

      Excluir
  4. Olá! Adorei as atividades, que coisa mais linda! Sobre o livro, lembrei-me um pouco de "Meu pé de laranja lima" por conta de algumas situações que você explorou na resenha e por isso acredito que gostaria de realizar essa leitura :D Parabéns pelo post!

    Um beijo, Carol
    Blog com V.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Carol, eu ainda não li Meu pé de laranja lima, assisti só um pouco da novela. Fico feliz que gostou do post.

      Excluir
  5. Que belo trabalho a autora faz, adorei sua resenha, as fotos como sempre estão incríveis. Parabéns à você e a autora pelo livro lindo.

    ResponderExcluir
  6. Oieeeeeeeeee Joyyyyyyyyyyyyce!
    Menina tu arrasa na resenha heim?
    E o que são essas fotíneas, maravilindas?????????????
    Hors-concours no #projetophotosjo!!!
    Já quero o livro *__*
    Essa pegada de preservação ambiental, essa capa incrível, esse gostinho de infância, aventuras, segredos, mistérios, ação, amizade, reviravolta!
    Já quero saber tudo o que passa pelas cabecinhas de Manu, Bruno, Rosinha e Chico (ameeei Rosinha & Chico rsrs)
    Aaaaaaaahhhh "tô" levando uma xícara de café pra mim combinado ??????
    Bjs Luli

    Café com Leitura na Rede

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lulyyyyy sua lindona, muito obrigada.
      Pois é você viu que livro show que é esse?
      Anota aí e adquira sim menina e depois me fala tá.
      Sobre a xícara de café, pode levar , mas depois que tomar o café, tem que devolver tá, kkk. bjus linda.

      Excluir
  7. Adorei a resenha, essa capa é linda. Gostei da primissa do livro. Fiquei curiosa para conhecer Chico e Rosinha, e os demais personagens claro. E o que será que aconteceu depois hein?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que ler Ju pra saber, o livro é muito bom, bjocas pra ti.

      Excluir
  8. Oi Joyce!
    O meu chegou esses dias, não vejo a hora de começar a ler, fiquei mais empolgada ainda com sua resenha!

    Beijoooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia Cecy, tu vai amar e vai servir pra você flor dar aula para os seus alunos. Bjocas.

      Excluir
  9. Oi Joy, achei a proposta do livro super interessante, parece ser uma leitura carregada de sentimentos bons e aventuras, que sem dúvidas nos faz lembrar a infância e os valores de uma verdadeira amizade, adoro quando os autores abordam temas assim, especialmente quando a leitura é voltada pro publico infantil.
    Sem falar que o contexto da capa e diagramação do livros são lindos.
    Adorei a resenha e a sensibilidade com que você abordou os fatos! Beijos <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh sua linda que comentário mais amorzinho, você é uma fofa, realmente esse livro é um máximo, queria estar na sala de aula nesse momento para poder explora-lo com meus alunos, bjus.

      Excluir
  10. Olá, Joyce!
    Que livro mais incrível! O que o deixa mais incrível ainda é o fato dele ser utizado em escolas, muito legal a iniciativa.
    Adorei a história do livro, mesclando entre aventura e mistério (adoro demais!).
    Ameeei a resenha, perfeita como sempre, sua diva <3
    e as fotos estão lindas (ah, essa capa achei maravilhosa).

    Beijo, beijos
    relicariodehistoriasma.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Aline tu é uma fofa viu, muito obrigada, fico feliz que gostou da resenha, mil bjus.

      Excluir
  11. Ola, Joyce!! Apaixonada pela foto, resenha perfeita e escrita então nem se fala!! Cada vez mais, me conquistando com sua leituras e opiniões, Concordo com a Aline, a capa é maravilhosa!!

    Beijocas do Canção!! - Canção dos Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Luana, fico feliz em saber disso, realmente essa capa é show, bjus.

      Excluir
  12. Ola, Joyce!! Apaixonada pela foto, resenha perfeita e escrita então nem se fala!! Cada vez mais, me conquistando com sua leituras e opiniões, Concordo com a Aline, a capa é maravilhosa!!

    Beijocas do Canção!! - Canção dos Livros

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário.
Obrigada, volte sempre!