quarta-feira, 19 de outubro de 2016

LIVRO DIGA GIZ ( RESENHA)

Boa tarde docinhos, hoje trago para vocês um livro diferente e inovador sobre Educação, é o livro DIGA GIZ. Meu blog foi selecionado para receber esse livro e eu fiquei muito feliz com a proposta, mas feliz ainda quando recebi.

Escrito pelos autores Fernando Adoka e José Jurandir, o livro tem como objetivo levar um conteúdo inovador, criativo e diferenciado aos pedagogos e aos futuros pedagogos em formação.
Prepare-se para exercer essa profissão com mais amor e dedicação, visando transformar pessoas , e assim transformar o mundo.

SINOPSE:
A obra Diga Giz trata do cotidiano do professor que muitas vezes é surpreendido pelos impasses de sua carreira. Expondo causos de uma trajetória de sucesso de dois professores, um dos quais, trabalhou por mais de trinta anos na docência em escolas municipais, do SESI e particulares, sendo por um bom tempo, diretor de várias unidades, lidando com múltiplos perfis de aprendizado. Traz também os relatos do jovem professor, que apesar dos poucos anos de giz e lousa, capacitou milhares de profissionais da indústria nas escolas do SENAI, motivando-os a continuarem aprendendo após ultrapassarem as fronteiras da sala de aula. 

Com emoção e bom humor, estes relatos mostrarão ao professor, formado ou em formação, maneiras de melhorar sua aula, sua vida pessoal e sua carreira, se tornando um profissional de sucesso. Utilizando técnicas embasadas nos grandes teóricos da educação, o olhar desta obra ajudará a romper paradigmas e transformará o profissional que é responsável pela construção de todas as outras profissões. E se tudo parecer difícil, lembre-se, é só recomeçar... Diga GIZ! Você é professor...

O livro é composto por 26 capítulos muito bem elaborados e cheios de dicas e experiências, muitas dessas experiências parecidas com algumas que já vivenciamos em sala de aula e que muitas vezes não sabemos como lidar.
Vou citar um trecho de alguns capítulos e em seguida o que cada capítulo aborda.

Capítulo 1 : Aprendizagem

" A aprendizagem se realiza quando é significativa para o aluno, isto, posto, significa que se o aluno não tiver interesse num determinado assunto que envolva conhecimento, o professor dificilmente conseguirá ensiná-lo."

Nesse capítulo veremos experiências e dicas que motivam o aluno a participar da aula com métodos simples utilizado pelo professor, que faz com que sua aula se torne produtiva e o aluno protagonista de sua própria aprendizagem.

Capítulo 7 : Avaliação

" Avaliar é diagnosticar a situação da aprendizagem ( Luckesi ). Aferir esse conhecimento, requer um conjunto de fatores necessários á essa prática reflexiva, mas trata-se de um processo dos mais complexos em educação."



No capítulo 7, são citados dois fatos iguais ocorridos em sala de aula, porém ambos tiveram consequências diferentes, que no final levou á uma bela reflexão, além desses fatos ocorridos,são dadas dicas de como avaliar seu aluno com coerência, pois afinal, é preciso avaliar o que se aprendeu e não aquilo que não se sabe.

Capítulo 15 : O trabalho em equipe

" Trabalhar em equipe significa a realização de um trabalho coletivo, onde a potencialidade aumenta e o resultado será revertido á todos os participantes."

Aqui nesse capítulo ele fala sobre o professor ser motivado á trabalhar em equipe. Foram colocados os pontos positivos e negativos, como por exemplo, o individualismo e o ego enaltecido. Ele mostra como trabalhar em equipe faz toda a diferença no ambiente de trabalho e na própria vida profisssional e pessoal não só na profissão de professor, como em qualquer outra profissão.

Bom gente, poderia falar aqui um trecho de cada capítulo, mas a resenha ficaria longa demais e como terá um vídeo logo mais, onde os autores falam dessa obra, então não será necessário expandir tanto.

O que eu posso dizer á respeito desse livro é que todo professor deveria ter um livro desse e adotá-lo como uma bula para o seu dia- a -dia. pois além de ser um livro incentivador, motivador, é também um livro para reflexão, reflexão de cada ato nosso em sala de aula como pedagogos.

A diagramação do livro está perfeita, a linguagem rica com a escrita bem elaborada e de fácil entendimento, a divisão de cada capítulo vem com ilustrações bem legais, deixando a leitura mais
divertida, uma leitura bem leve, prazerosa e edificadora.


Junto com o livro também recebi uma coleção de marcadores super fofos da equipe do livro.
Cada marcador vem com uma frase incentivadora para nós pedagogos.
Eu amei os marcadores.





( OS MARCADORES POSICIONADOS COM AS CORES DO ARCO ÍRIS FORMAM O NOME DO LIVRO : DIGA GIZ )


Eu super indico esse livro para todos os profissionais da área de pedagogia, após ler esse livro com todas as dicas passadas, sua aula nunca mais será a mesma, o seu olhar em relação a profissão será outro cheio de amor e gratidão por essa profissão que é capaz de mover o mundo, e você terá vontade de escrever na lousa: Diga Giz! Você é professor!


PARA ADQUIRIR O LIVRO CLIQUE DIRETAMENTE NESSE LINK: LIVRO DIGA GIZ


Conheça mais um pouco sobre os autores do livro :




Fernando Adoka é professor, palestrante, escritor,administrador, publicitário, analista e desenvolvedor de sistemas. Leciona para os cursos de gestão, tecnologia da informação, formação inicial continuada, técnico e de aprendizagem industrial no SENAI-SP. É autor do livro "10 Lições que Aprendi no Negócio mais Dificil do País".

José Jurandir é pedagogo, administrador, matemático e professor construtivista.
atuou como: 
Professor SESI (década de 80) 
Professor Titular de Ciências na Rede Municipal de Educação da cidade de São Paulo. 
Professor Titular de Matemática na Rede Estadual de Educação do estado de São Paulo. 
Professor da rede particular de ensino em escolas da cidade de São Paulo. 
Diretor de Escola na rede municipal de são Paulo. 
Membro de Equipe Técnica da DOT – PMSP Diretoria de Orientação Técnica Prefeitura Municipal de São Paulo, exercendo serviços técnicos educacionais/ formação de docentes. 
Coordenador em Oficinas Pedagógicas nas áreas de Matemática, Ciências e Informática Educativa. - parceria PMSP/ FAFE USP.


ASSISTA AO VÍDEO DA ENTREVISTA PARA A TV CPP COM OS AUTORES DO LIVRO : 





CONHEÇA AS REDES SOCIAIS:

SITE DO LIVRO DIGA GIZ SITE DO FERNANDO ADOKA
PÁGINA DO PROFESSOR ADOKA NO FACEBOOK
FAN PAGE DO LIVRO
INSTAGRAM DO AUTOR



" A EDUCAÇÃO TEM A NOBRE TAREFA DE PREPARAR AS NOVAS GERAÇÕES"

                                                      BJUS E ATÉ A PRÓXIMA RESENHA.




13 comentários:

  1. Noss, que legal, Thalya!
    É muito legal um livro voltado para a nossa área. Vemos muitos livros pedagógicos por aí, mostrando como deveria ser a sala de aula perfeita, o professor perfeito e o aluno perfeito, mas, estamos tão longe disso, né? Com algumas dicas podemos transformar nossa aula e nosso dia a dia como professor. Eu sempre falo para os pais de meus alunos que não quero ser o que meus professores foram pra mim, então, não espere de mim uma aula tradicional, heheh!

    Adorei a dica!

    Beijoooo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim , isso mesmo Cecy, um livro cheio de dicas e motivações, cheio de experiências que servirá de exemplos para nós, é um excelente livro.

      Excluir
  2. Olá como vai?
    Que demais gostamos muito. ♥
    Beijos
    Vou Arrasar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou bem minhas lindas e vcs? Ow que bom que gostaram, bjus.

      Excluir
  3. oi tudo bem?

    acho muito honrado essa profissão de professor. Não é fácil estar em sala de aula, e tornar tudo nota 10.Por que não depende apenas do professor. Espero que, esses livros com dicas e experiências possa ajudar, ou dar uma luz no fim do túnel, para a incentivação dos alunos e professores. adorei conhecer mais sobre esse livro.beijos

    Taynara Mello | Indicar Livros
    www.indicarlivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pura verdade o que vc falou Taynara, não é fácil mesmo, que bom que goetou do livro, bjus.

      Excluir
  4. Olááááá Thalya!
    Professor é o mestre de todas as outras profissões!
    Esse livro deve ser mara e não só para os profissionais da área, mas para todos compondo um conjunto de formação/aprendizado/conhecimento.
    Um livro inovador e motivador por propor novos caminhos e possibilidades reais.
    Como sempre ameeeeeei sua resenha e fotos <3
    E claroooooooo, os marcadores de páginas rsrsrs
    Parabéns!
    Bjs Luli
    Café com Leitura na Rede

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Luly, amo essa profissão, obrigada pelos elogios de sempre gatona, um super beijo da Joyce.

      Excluir
  5. Muito legal, gostei da proposta do livro =) Que marcadores fofos <3

    Beijos,
    Pri
    www.vintagepri.com.br

    ResponderExcluir
  6. Adorei a abordagem do livro e do tema. Os marcadores são muito fofos. Bjos!

    Blog Literário 2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os marcadores são lindos, que bom que gostou da abordagem, bjus.

      Excluir
  7. Muito importante a abordagem do livro para os pedagogos,amei os marcadores são encantadores, bem bacana a entrevista, bujs

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário.
Obrigada, volte sempre!