sexta-feira, 8 de julho de 2016

LEMBRANÇAS ( RESENHA)

Boa noite leitores, hoje trago uma resenha de mais um livro lindooo da Editora 4Letras.



AUTORA: Rachel Romero Scoparo
EDITORA: Editora 4Letras
NUMERO DE PÁGINAS: 100
ANO: 2016


SINOPSE:

Nesta obra a  autora propõe transmitir um pouco de sua vivência otimista diante aos dissabores da vida, mergulhando no passado de uma infância difícil, até a maturidade. Através de  versos narrativos e descritivos, faz um convite para observar tudo o que se aproxima de nosso olhar. Um alerta àqueles que têm olhos, mas não veem.
Poemas falando sobre assuntos como cotidiano,trabalho,família, parecem não despertar tanto o interesse dos jovens leitores; no entanto, é com esse objetivo que nestes versos são transcritos o verdadeiro sentido da existência; a valorização de cada fase da vida;a felicidade nas coisas simples que o mundo proporciona e a esperança de que mudanças positivas possam acontecer. Ensina que devemos ter paciência, temperança diante de situações hostis e que de nada adianta transformar os pingos d' água em tempestade.
Palavras simples, porém carregadas de emoção, podem invadir até o mais insensível ser que se prende à amarras da atualidade.

Então vamos lá, o livro Lembranças é um livro onde a autora descreve através de poemas, a sua vida , ou melhor , as lembranças de sua vida de uma forma leve e delicada.
É fácil caminhar pelas páginas do livro, pois Rachel com sua simplicidade, faz com que o leitor leia, pense, sinta e viaje nas lembranças de um tempo bom sem a necessidade de internet, onde éramos felizes coma as coisas mais simplesinhas da vida.

E nessa linguagem poética,  a narradora relembra de amizades, brincadeiras, vizinhança, família, lutas, elementos da natureza . São pedaços de memória que se juntam e formam lindos poemas, simples, como diz a mesma, mas carregado de emoções.
Uma marca que pode_se dizer registrada da autora é a sensibilidade, sensibilidade de poder enxergar nas coisas cotidianas o que há de mais bonito e profundo, aquilo que muita das vezes temos olhos e não enxergamos.

Com esses poemas a autora tenta nos mostrar a importância de voltarmos à nossas raízes e resgatar a nossa essência que pouco a pouco vai se perdendo com as preocupações, rotinas do dia-a dia e responsabilidades,e  nos levando a enxergar como ela ( a autora) , as coisas singelas com mais leveza, mantendo de fato o que é essencial para a nossa felicidade.


Esse livro me fez pensar e refletir bastante . Enfim, não foi só a poesia que me fez pensar, eu também comecei a pensar em poesia. Ao terminar o livro a sensação é de leveza na alma e  tranquilidade.
O livro contem 41 poesias, cada uma mais encantadora que a a outra.
Um dos poemas que mais gostei foi esse;

Lago azul
" Lá tudo é quieto e calmo.
Em volta,o verde gramado
que tem por visita as borboletas
e vizinhos sapos, râs, grilos e vagalumes.
Tem por reino a natureza.
O céu é seu ornamento.
O sol é seu testemunho e , diante do lago azul,
as pessoas se silenciam como se estivessem
lhe prestando uma homenagem.
Água limpa,água pura, água azul.
Ao cair a tarde, tem um tanto de simplicidade.
tem um pouco de tristeza e muita beleza.
Sobre o lago azul do peta. " 
Não posso deixar de falar sobre o cuidado e o empenho que a Editora 4Letras  teve com a diagramação do livro, ficou maravilhoso. Tá de parabéns!


E pra finalizar , é impossível não frisar que Lembranças se tornou um dos livros favoritos de poesia da minha estante, pois me levou à uma determinada parte de minha infância onde tinha exatamente esse olhar perceptivo,delicado e leve que a autora ainda tem e luto para que não morra com toda essa loucura da vida moderna.

Sem dúvidas, um livro pra ler, reler e recomendar à todos que apreciam uma bela poesia e querem ver Deus nas pequenas simples coisas da vida!

Gostou?! Então deixe seu comentário e adquira o seu exemplar  AQUI
e use o cupom  PEDAGOGALITERARIA10 e tenha 10%  de desconto no ato de sua compra, aproveitem, o desconto é válido até dia 31 de dezembro de 2016.

4 comentários:

  1. Gosto muito deste livro! As poesias realmente tocam nosso coração. Meu livro favorito de poesias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim, o livro tem muitos poemas que me tocaram bastante.

      Excluir
  2. Oi, nunca tihha ouvido fala desse livro, mas as poesias são realmente lindas. Anoto na minha lista infinita de leitura <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, somos duas amiga, porque tenho uma infinita lista longa de leitura que nunca acaba só aumenta, bjus.

      Excluir

Deixe aqui seu comentário.
Obrigada, volte sempre!