terça-feira, 28 de junho de 2016

SAGA DOS VALENTES ( RESENHA )


Boa tarde, vamos a mais uma resenha dessa vez do livro A Saga de Valentes publicado pela  Editora 4Letras da autora Maria Dolores Martinez Dib




AUTORA: Maria Dolores Martinez

EDITORA: Editora 4Letras

Nº DE PÁGS: 238












SINOPSE:

Está é uma obra de ficção que tem como pano de fundo a História do Brasil, notadamente a contribuição dos tropeiros e dos imigrantes para o desenvolvimento do sul do país.
Como se trata de um recorte histórico romanceado, de pouco mais de um século e meio, ao lado dos personagens que vão surgindo, emergem fatos, antecedentes e consequentes de nossa História, constituindo-se, por essa razão, em uma maneira de se desvelar o importante papel desempenhado pelos tropeiros e pelos imigrantes de várias nacionalidades, com suas tradições, usos e costumes, suas religiões, sua gastronomia e sua arte, para a construção da cultura do Brasil e do Povo Brasileiro, tal como os conhecemos.
Os amantes de História e Historiografia encontrarão neste romance um interessante entretenimento, além de pontos de reflexão sobre a condição da vida humana.
Saga de Valentes, além de entretenimento, presta-se também como leitura complementar para os estudantes do Ensino Básico e Superior, que desejarem se envolver, de maneira prazerosa e interessante, nos meandros de nossa História.


Saga de Valentes é um romance de época que nos leva à um tempo histórico, talvez até muito falado mais pouco conhecido , sim porque é assim que alguns alunos agem quando se trata da matéria Historia do Brasil,  quantas vezes não escutamos sobre imigrantes e não damos o minimo valor, nossa mente viaja ,mais não naquilo que o professor tá ensinando à frente, mas para outro lugar, sabe-se lá onde, mas nesse livro é ao contrário, aprendemos a história dos imigrantes de uma forma diferente, e aprendemos a gostar de História. Ah, isso eu garanto!!!

A narradora do livro Martha, neta e filha de tropeiros, que no inicio do história está comemorando seus 90 anos ,relembra ao lado de seu irmão Lorenzo ,com muita emoção a história da sua tão querida geração.
À partir daí começa as lembranças vinda lá do século XVII, onde os tropeiros imigrantes de vários lugares principalmente da Itália, vieram ao Brasil em busca de melhores condições de vida. Eram povos que viviam à viajar de um lugar para outro, pois precisavam sobreviver daquilo que plantavam ou produziam, então precisavam vender em outras cidades, sendo necessário passar a noite hospedados em fazendas e na onde grande maioria das vezes , conhecia as moças donzelas,que na época não lhe eram permitidas a casarem com tropeiros , só com homens ricos que já eram arranjados para elas (costume da época), e assim sem gostar dos companheiros arranjados, elas preferiam fujir com os tropeiros, pois era amor a primeira vista, e foi assim , com essas paixões proibidas, que surgiram as gerações de Martha, descritos como lindos romances nesse livro.


 O que me surpreende na narrativa da autora é que ela sabe prender o leitor deixando a história que na sala de aula é chata e cansativa, envolvente e cativante, pois soube detalhar bem os fatos históricos, mostrando os costumes de cada imigrante, seus gostos culinários, o amor pela família que cada um tem, ( isso é muito lindo e marcante na tradição desse povo, a união da família, o trabalhar sempre juntos e unidos), além disso o livro vem com ilustrações que nos permite ler e viajar no tempo ao mesmo tempo, isso é magnífico para um leitor.
Um livro que faz você vibrar, torcer , refletir... Quantos povos já não passaram por isso, tendo cada um seus heróis? Quantos heróis que lutaram e defenderam seu povo, cultura, princípios com toda força e emoção, é isso que vemos no decorrer desse livro.
O vocabulário da autora é vasto , muito expressivo e inteligente , o que acho essencial para tornar um livro histórico bom, nesse caso, fantástico.
Muitas informações históricas estão presentes, então o leitor precisa ficar atento aos tantos nomes e sobrenomes, parentescos, propriedades, envolvendo isso tudo junto ao povo, as gerações.
A capa do livro é maravilhosa, mostrando um tropeiro valente em seu cavalo, o trabalho gráfico está maravilhoso e convidativo aos amantes do gênero, mais uma vez a Editora 4Letras arrasando na diagramação dos livros.



Recomendo esse livro aos amantes de épicos, História, Historiografia, batalhas, Geopolítica, e a todos os pedagogos que desejam dar uma aula mais que enriquecedora, gênero histórico rico em informações e entretenimento, pois você  , caso não goste de História Geral, não será o mesmo após ler esse livro.
Um livro para quem possui a mente curiosa, a alma inquieta e o coração valente!!!

Gostou !? Deixe seu comentário e adquira seu exemplar pela LIVRARIA DA EDITORA e use o cupom de desconto PEDAGOGALITERARIA10  e tenha 10% de desconto no ato de sua compra aproveitem!










2 comentários:

  1. Amei a resenha, esse livro parece ser incrível. Vou procurar para ler
    Beijos
    http://lolamantovani.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário.
Obrigada, volte sempre!