segunda-feira, 13 de junho de 2016

O MOONDO DE IMAGENS DE BIANCA

OI GALERINHA LINDA, HOJE TEM A RESENHA DESSE LIVRO LINDO O MOONDO DE IMAGENS DE BIANCA DA AUTORA PALOMA BESSEY.


Sinopse:   

David é um renomeado fotógrafo britânico que mora com sua família em Greenwich, Londres . Herdou do pai- também fotógrafo famoso- não somente o talento para a profissão, como as ferramentas para exerce-la : a velha e querida câmera Leica e o quarto escuro no porão da antiga casa onde o velho viveu toda a sua vida. As fotos que David tirou para uma nova exposição têm um mistério: no momento em que são reveladas, no quarto escuro, as pessoas desaparecem do mundo real, ficam presas no mundo ( ou moondo) das imagens.
A aventura se desenrola quando Bianca, sua filha de 11 anos, descobre o que aconteceu, através de um sonho com a bailarina da foto. Dá-se início à uma longa viagem até o mundo das imagens. Nessa jornada, a menina Moon enfrentará vários desafios-como dublar o amargurado Negativo-,aprenderá sobre si mesma e sobre a vida, com a agradável surpresa que é descobrir-se sem a intenção de "bolinar" o desconhecido, com um doce espanto! O livro aborda questões filosóficas sobre o sentido da vida, sobre o tempo, de forma lúdica. Jogando com a linguagem e brincando com a imaginação. Traz- nos temas como o embate entre o velho e o novo, o digital e o analógico... É , acima de tudo, uma lição de coragem para crianças e jovens. 


O livro:

Como já vimos na sinopse David é um fotografo inglês que mora com a sua família em Greenwich, herdou do pai o seu talento para fotografias. Todas as fotos eram reveladas em um quarto escuro e o que David não sabia era o mistério que havia naquele quarto. Não vou entrar em muitos detalhes porque a sinopse já fala muito bem do livro.

Todas as pessoas que são fotografadas desaparecem misteriosamente e sua filha Bianca uma menina muito esperta começa a desvendar o mistério depois de ter tido um sonho com a bailarina. Com a ajuda de sua prima Marcinha que veio do Brasil passar uns dias com a tia, elas conseguem entrar no quarto escuro e passar para o outro mundo , o mundo das imagens onde precisará salvar as pessoas que estão presas lá.



Nesse moondo as duas vivenciam várias situações e enfrentam o Negativo, um velho ranzinza que não suporta ser contrariado e ver o Digi-tal como seu maior inimigo. Vários aspectos são abordados na estória como : coragem, determinação, medo, solidão, tristeza.
 Nesse livro a escrita é bem leve, descontraída e bem humorada, onde a autora busca jogar com a linguagem e brincar com a imaginação.
E temas como o embate do digital e o analógico, o velho e o novo são vistos no enredo.

Havia aprendido tanta coisa em pouco tempo, que tinha vontade de voar com asas de esperança. Vou até o fim sem medoAprendera com o malabarista a arte de manejar os sentimentos sem pressa, equilibrando um de cada vez."


Certa parte do enredo do livro me lembrou bem o livro Alice no País das Maravilhas com o jogo de palavras que a autora faz.
Falando um pouquinho dos personagens: são vários os personagens do livro, alguns me fizeram rir muito e os que eu mais gostei foram:
Bianca;
Marcinha (assemelha_se  aquela prima sapeca e doidinha de interior que todos nós temos) sim, eu recordei no momento da leitura da minha prima onde na nossa infância cometemos aquelas aventuras malucas de meninas;
Vanda; a mãe de Marcinha, figura simpática, humilde e com um humor pra lá de bom, é a personagem que mais me fez ri com suas histórias e é cada história rs, rs, precisa ver pra crer, ou melhor, precisa ler pra conhecer o livro....



 É um livro para adultos e crianças ,super recomendo aos leitores a  saírem do seu mundo e mergulhar no moondo de imagens de Bianca. Boa leitura!
Já estou morrendo de saudades de cada personagem que citei , até do gato Francisco rsrs , é sinal que logo, logo lerei o livro de novo.

 ONDE ADQUIRIR SEU LIVRO : FACEBOOK OU INSTAGRAM

"Se não quiser ser esquecido, faça com que as pessoas não se esqueçam de você."




Sobre a autora:
Eu sou uma escritora brasileira residente em Londres, escrevendo ficcão em Português e Inglês pro público jovem .Eu amo escrever ficção para o público jovem. As minhas estórias são sempre um pouco surreais, dark, e recheadas de mistério e fantasia. Coisas que eu amo: livros, sonhos, fotografia surrealista, neblina, Londres, praias brasileiras, uma cadela chamada Genie.
 Prêmio: Livro Revelação para Jovens - UBE, União Brasileira de Escritores, Academia Brasileira de Letras, Rio de Janeiro, Outubro de 2014
     FACEBOOK
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.
Obrigada, volte sempre!